Recalque das fundações assentes sobre lente de solo arenoso em profundidade extremamente reduzida provoca flexão em um número significativo de sapatas com perda de sua capacidade portante.
1. AVALIAÇÃO TÉCNICA
Fase inicial do processo de reforço das fundações onde foram analisadas as recomendações expressas no laudo técnico elaborado por terceiros bem como as lesões existentes nas sapatas (fissuras) quando da vistoria realizada.


2. PLANEJAMENTO EXECUTIVO
Etapa subsequente onde foram elaborados o projeto de reforço das fundações, bem como o cronograma de obra para estabelecimento das estrategias relacionadas ao planejamento do processo executivo.


3. PRODUÇÃO
Etapa relacionada à confecção dos elementos de estaca, cunhas calços, cabeçotes, etc com base no comprimento previsto da estaca obtido pela sondagem de solo.


4. EXECUÇÃO E CONTROLE
Diz respeito à mobilização de pessoal, ferramental e materiais para a obra e posterior execução dos reforços nos locais e da forma como especificada no projeto conjugado aos processos de monitoamento e análise do processo executivo.


5. PÓS OBRA
Etapa final do processo onde é realizado o acompanhamento e monitoramento da estrutura como forma de verificação se a previsão de projeto foi integralmente atendida.

