A estaca mega metálica possui igualmente o mesmo procedimento executivo inerente ao seu sistema construtivo, isto é, durante a execução após a cravação completa de um elemento outro elemento é colocado por sobre o primeiro e assim consecutivamente até o término da estaca. A única diferença entre a EMM e a EMC além do material, é claro, está no sistema de união entre estes elementos que pode ser através de solda (estaca mega metálica soldada) ou com roscas quadradas (estaca mega metálica tubulares), bem como no tipo de seção transversal.
Ao contrário das estacas mega de concreto e de forma similar às estacas metálicas com trilhos ou perfis, a MM penetra no solo por cisalhamento, atingindo maiores profundidades e garantindo assim não só a capacidade de carga da estaca, bem como a completa ausência de deformação posterior.
A estaca mega metálica se apresenta com resistência de até 45t para elementos tubulares de 4,5’’ e até 75t para elementos de 6,5” podendo chegar a 150t em casos especiais com excelentes resultados.
As estacas mega metálicas são de aço, segmentadas, isto é, uma estaca é formada por vários elementos pré-moldados com 60 cm de altura e diâmetro/formato variável.
O material empregado pode ser em perfil de aço tipo W sendo a liga entre os elementos feita no próprio local através de solda ou tubulares de aço rosqueável, dependendo da sua utilização.
Principais formatos:
Perfil de aço W
Neste caso teremos perfis que atendem a cargas de 15 tf, 20 tf, 30 tf e 40 tf.
Os perfis metálicos resistem bem a esforços horizontais, sendo utilizados para contenção de aterros.
A grande desvantagem desta aplicação, comparativamente aos tubos de aço rosqueável, reside na necessidade da realização de emendas através de soldas executadas normalmente em espaço confinado de difícil acesso.
Tubos de aço rosqueável
As estacas mega metálica de tubos de aço têm seu corpo constituído por tubos metálicos estruturais de seção circular com espessura de parede compatível com sua carga estrutural e suas extremidades rosqueadas através de segmentos que permitem que se obtenha uma estaca linear e continua com comprimento adequado às necessidades do projeto e com elevada penetração no solo.
Os segmentos entre 60 e 75cm cada, soldados, interligados com roscas e luvas ou cones feitos em torno mecânico de alta precisão são encontrados no mercado para o uso imediato em dois modelos: de 4,5’’ para carga de cravação de até 45t e 6,5” para carga de cravação de até 75t.
Essa técnica oferece inúmeras vantagens, tais como: