A estaca mega metálica injetada é a última tecnologia em estacas e constitui-se, com freqüência, na única solução rápida, eficiente e sem efeitos colaterais para estruturas em deformação com risco de colapso.
Seu método executivo prevê a cravação tradicional de estacas mega metálica e na seqüência procede-se a limpeza e retirada de solo embuchado do interior dos tubos.
Para esta limpeza utiliza-se lavagem d’água em circuito fechado e/ou equipamentos específicos desenvolvidos para este uso.
Realizada a devida cravação, antes do cunhamento, as estacas metálicas tubulares são preenchidas com concreto armado com fibras o que aumenta, de forma substancial, o coeficiente de segurança estrutural desse reforço evitando a oxidação interna da mesma.
Posteriormente, pela boca da estaca, injeta-se nata de cimento com pressão de até 30 kg/cm² através de bombas especializadas (excepcionalmente injeta-se micro cimento), formando um novo bulbo na ponta da estaca e assim aumentando a adesão entre a estaca e o solo no fuste gerando aumento na capacidade de carga da estaca.
Essa técnica oferece inúmeras vantagens, tais como: